Código de Conduta feito a partir do Código de Conduta elaborado pela organização do PCD global, traduzido e adaptado.
O PCD é dedicado a oferecer uma experiência sem assédio para todos, independente de questões de gênero, orientação sexual, necessidades especiais, aparência, idade, etnia, nacionalidade, linguagem ou religião. Não são tolerados assédios aos participantes de nenhuma forma. Qualquer participante que violar este Código de Conduta pode ser afastado do PCD a critério dos organizadores do PCD.
Seja consciente sobre a linguagem utilizada
Se relacione com os membros da comunidade, mentores e colaboradores com respeito e de forma bem intencionada.
Use o bom senso
Evite falar coisas de forma que deliberadamente possam deixar os outros desconfortáveis.
Seja respeitoso
Discordâncias não são oportunidades para atacar ou ameaçar o pensamento ou opinião do outro. Lembre-se de abordar toda situação com paciência, compreensão e cuidado.
Seja intencional
Considere como sua contribuição afetará os outros da comunidade.
Mantenha a mente aberta
Aceite novas pessoas e novas ideias. A comunidade está continuamente evoluindo e mudanças positivas são bem-vindas.
Definições de assédio incluem:
O PCD prioriza a segurança de pessoas marginalizadas acima do conforto de pessoas privilegiadas. O PCD se reserva ao direito de não agir a respeito de reclamações relacionadas a "reversismos", incluindo "racismo reverso", "sexismo reverso" e "cisfobia".
Como reportar problemas e aplicação do Código de Conduta no PCD
Em relação ao PCD @ Santa Maria, RS, Brasil, por favor entre em contato com a equipe de organização durante o evento, ou com Bruno Ruchiga através do e-mail brunoruchiga@gmail.com.
Ou, no nível global, entre em contato (em inglês) com Xin Xin, Dorothy Santos, Johanna Hedva, Lauren McCarthy, Casey Reas ou Dan Shiffman, listados em day.processing.org/people. Esta equipe do Processing saberá encaminhar e reportar qualquer incidente que os participantes tragam à sua atenção. Você também pode entrar em contato por e-mail com a organização global do PCD (em inglês) através do endereço day@processing.org.
Participantes que forem solicitados a parar com qualquer comportamento de assédio devem cumprir imediatamente. Se um participante se engajar em comportamento de assédio, a equipe do PCD poderá tomar a atitude apropriada, incluindo a expulsão de todos os espaços PCD (online e offline), e a identificação do participante para outros membros da comunidade PCD ou público em geral.
Agradecimentos
O Código de Conduta elaborado pela organização global do Processing Community Day no qual este Código de Conduta se baseia foi compilado por Dorothy Santos, baseado em elementos do Geek Feminism, e com vários elementos emprestados de fontes abertas do p5.js e XOXO Festival, com agradecimentos também a Lauren McCarthy, Johanna Hedva e Xin Xin pelos conselhos e suporte.
Licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.